sexta-feira, julho 14, 2006

Apresentação da exposição

DÉJÀ VU - Experiências com a técnica da Goma Bicromatada

Artistas, amigos, colegas, interessados, desinteressados...

Esta exposição propõe uma volta ao passado, conforme idéia proposta aos alunos da cadeira de Fotografia para Artes Gráficas do Instituto de Artes da UFRGS no início do ano letivo.

Por que voltar ao passado se o presente nos coloca em permanente estado de alerta, às voltas com conceitos e contemporaneidades de todos os tipos? Justamente por isso.

A Academia é o último reduto onde se pode flertar com a liberdade e reinventar utopias. Sugeri que revisitássemos a técnica do preparo de papéis fotográficos utilizando a Goma Bicromatada.

Os alunos aceitaram o desafio. Trabalhamos e aprendemos juntos. Foram mais de cem cópias de experiência com resultados que julgamos interessantes, sobretudo do ponto de vista didático. Até prova em contrário, pela técnica empregada, esta é uma exposição inédita levada à público.

Esta técnica foi muito utilizada no final do século XIX, pontuando experiências de inspiração impressionista pelos integrantes do Movimento Pictorialista nos EUA. Ela não é nossa, não é de ninguém, pertence à história da fotografia.

Eis então a experiência da Goma Bicromatada em Porto Alegre pelos alunos do I. A. da UFRGS. Brindemos, pelo menos hoje, ao passado!

Prof. Luiz Eduardo Achutti


>>>> Texto de apresentação da exposição DÉJÀ VU, que fica até dia 30 de Julho de 2006 na sala OSCAR BOEIRA do MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: